sábado, 25 de fevereiro de 2012

Panorama Nacional com Jaime Menino


Como o próprio título indica, o que nos trás por cá hoje não é mais nem menos do que uma simples reflexão sobre o "panorama paintbolistico de Portugal" nos dias de hoje. Assim sendo, esperamos esclarecer os nossos leitores através da opinião de um jogador experiente e irreverente na sua forma de pensar.

Jaime Menino aceitou com todo o gosto colaborar connosco e respondeu de forma clara às seguintes questões propostas:


- O que podemos esperar do CN 2012 ?

Jaime: Excelente competição fruto do trabalho das equipas e jogadores dedicados a esta modalidade. Uma ainda melhor atenção para os detalhes e para os protagonistas das provas (jogadores) poderem jogar sem sequer pensarem no tudo que é necessário para a prova correr. Locais bons para podermos divulgar a nossa modalidade e podermos usufruir de boas condições com uma razoável distribuição geográfica das provas atendendo também aos focos principais de origem das equipas. Por fim surpresas que não seriam surpresas se as fosse divulgar agora.
O que posso já adiantar é que esta temporada vamos dar um passo para nos aproximarmos do Millennium Series com uma re-aproximação das regras, como por exemplo das bolas por segundo o "tag back", etc...


- O que correu mal no CN 2011 ?

Jaime: A meu ver continuamos a ser uma organização amadora, precisávamos de evoluir para poder dar a construção do CN a uma empresa como a Lagos (que organizam o Estoril Open e a volta à Portugal de bicicleta).
Problemas logísticos...
A falta de paciência dos jogadores quando vestem a camisola de clientes, não sabem o que são sacrificíos, mas aqui vem ao cimo a falta de experiência dos mesmos.


- Quais são as 5 melhores equipas nacionais a seu ver ?

Jaime: Vou responder com equipas que se mantém.

Azimut, pela razão óbvia que foram os primeiros a destornar o S.L. Benfica tarefa que pode ser apontada também a muitos factores mas sobretudo de valorizar o trabalho árduo e dedicação desta equipa. Já cá andam à bastante tempo alguns deles com muito suor, sangue e lágrimas nos campos de paintball tanto nacionais como internacionais.

Metralhas, sobretudo porque não estagnaram ou desapareceram como algumas das equipas mais velhas de Portugal. Evolução, recrutamento e muita escola é o que os mais distingue neste momento.

Trolls, neste momento a única coisa que me ocorre é longevidade da equipa, mas já não são o mesmo rosto, é difícil identificar semelhanças de ano para ano seja na equipa em campo, estilo de jogo, ou até modo de estar.

Paintland, acho que tem talento enquanto equipa e já se provaram no passado. São sobretudo um colectivo com experiência que pode conquistar posições altas se comprometerem e traçarem objectivos sem melodramas.

Não consigo nomear uma quinta equipa no sentido que apontei o que considero equipas competitivas com um ambiente salutar enquanto equipa, o resto ainda tem de se provar, ou desenvolver uma "equipa".


- Quais são as suas expectativas sobre o desempenho desta nova equipa do SLB no Millennium Series ?

Jaime: Depende da concorrência, podem fazer um ocasional brilharete contra uma equipa francesa, alemã ou apanhar alguma equipa superior num dia mau, mas não tenho expectativas de uma prestação consistente forte. Uma equipa "profissional" não se faz só com talento ou por se juntarem jogadores talentosos. Mas desejo-lhes os melhores resultados possíveis e que seja uma execelente temporada também no MS.


- Como se encontra Portugal respectivamente à evolução da modalidade ?

Jaime: Em comparação com a média Europa estamos muito à frente com o nosso nível de jogo, qualidade e quantidade de provas, preços e condições. Em comparação com os E.U.A. com alguma sorte venceríamos uma equipa de miúdos de 15 anos cujos os pais não estivessem à rede a ameçar-lhes com castigo caso perdessem o jogo (pequena hipérbole para mostrar a evolução da modalidade nos E.U.A.). O próximo passo que temos de dar é a união enquanto modalidade, acabarmos com as rivalidades e politica fora de campo para podermos dar os próximos passos e evoluirmos demonstrando que somos um desporto e assim atraindo mais participantes nos diferentes níveis. Em termos de evolução de jogo, basta acompanharmos o que se faz lá fora e treinar mais ainda.


- O que se deve mudar para evoluirmos mais e melhor ?

Jaime: Mentalidade individual de cada jogar, menos egocentrismo, maior dedicação e apoio, vontade
de aprender e investir tempo para aprender. Deixar o ódio, escárnio, sarcasmo para outras actividades, ou pelo menos para o jogo dentro das redes.
Treinar mais e melhor.
Praticarmos a modalidade com objectivos em evolução, traçar planos que não sejam permanecer anos a fio em divisões baixas.
Contribuir para o desenvolvimento da modalidade e para o recrutamento de mais jogadores.


- O porquê do CN utilizar o formato do Millennium Series e não da PSP ?

Jaime: Nós seguimos um pouco a onda, normalmente a que nos parece ter mais lógica e que seja o caminho natural da evolução das nossas equipas. A evolução internacional mais natural é a do MS. Relembro o que o MS tem criado sempre os formatos mais populares, caso do 7 man e do actual Race to. Se o resto do mundo fosse influenciado mais pela PSP ou pelos EUA jogávamos 10 man, ou X-ball de 40 minutos.


- O que pensa da selecção escolhida e da sua prestação em 2011 para representar Portugal no Nation Cup ?

Jaime: Acho que quem lá vai e gasta do seu dinheiro, tempo e suor tem o direito a representar Portugal, se assim entender. Não posso comentar a prestação quando vi um número da posição e uma foto de grupo mas acho-os fabulosos e estão de parabéns pelo esforço.

Obrigado pelo tempo e vossa dedicação ao paintball com a página Facebook, Site ou blog.

https://www.facebook.com/PB.recordpt

http://pbrecord.wix.com/paintballnews

Um comentário:

  1. Como é que uma equipa que fica num lugar de despromoção é uma das 4 melhores ?
    Enfim ...

    ResponderExcluir