quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Previsões 2013 - Campeonato Nacional



A PB.record decidiu fazer um prognóstico da temporada que se aproxima. Analisamos assim equipa a
equipa todas as participantes da Divisão "O JOGO" do Campeonato Nacional FPP.

Benfica - Continuam a ser os seus maiores adversários, veremos se a desorganização logística que apresentam irá interferir no desempenho de esta época. Mantiveram todo o núcleo de jogadores, o que só por si é uma enorme vantagem e continuam a contar com o melhor elenco e mais versátil grupo de jogadores nacionais. Veremos como optam por gerir o roster, se levam poucos elementos por prova que parece ser a sua formula vencedora ou se sentirão a obrigação de colocar a jogar tantos e variados talentos nacionais. Introduziram de novo Jaime Dias "Jimmy" (ex Azimut) no seu plantel, um miúdo com muitos anos de tinta nas mãos, esperamos que só venha a favorecer e não a ser mais um para aumentar a confusão logística nas pitts.
Previsão da PB.record (Top 2).

Metralhas - Perderam o Nuno Lourenço "Ossos" para esta época, mas por outro lado recrutaram o Hugo Pires, (provavelmente o jogador de cobra mais rápido de Portugal) o que foi sem dúvida uma excelente aquisição. Na nossa opinião ficam claramente mais fortes no lado da cobra, assim e  prevendo que o lado das chamuças consiga manter a estabilidade exibicional de 2012, achamos que os metralhas irão ser uma equipa mais ofensiva. O que pode ajudar na regularidade de resultados no final do ano, o que é sempre o maior problema deste conjunto. Uma equipa que deseja lutar pelo titulo não pode falhar contra equipas na zona de despromoção.
Previsão da PB.record (Top 3).

Paintland - Desconhecemos se o grupo do ano passado se mantêm na totalidade. De qualquer forma, achamos que esta equipa com a mudança de fornecedor de tinta, vai ganhar em muito na competitividade, pois poderá treinar, jogar e praticar com algumas das melhores equipas. Apesar de não terem alternativas à altura dos ex-benfica Tiago Batista e Diogo Almeida, passará pela capacidade destes dois jogadores decidir muitos dos jogos em 2013. Algo que por si nos parece limitador. Contudo, a qualidade do grupo é inquestionável e acreditamos que irão marcar presença em maioria das finais mas não em todas as provas.
Previsão da PB.record 3º ou 4º Lugar.

Sporting - Os leões perderam alguns jogadores para adversários diretos. O trio da Velha Guarda mantem-se e os "miúdos" que foram lançados no final do ano passado parecem ter ganho espaço definitivo na equipa. São uma equipa que continua a sentir a falta de velocidade no jogo ofensivo, tanto do lado das chamuças como no lado da cobra. Raramente eficazes, sentem falta de regularidade exibicional em alguns jogadores chaves, como por ex. o capitão Ricardo Silva. Se conseguirem mudar estes dois factores sem perderem uma das suas maiores identidades de jogo (Colocarem muita bola no ar) achamos que serão uma presença constante nas finais.
Previsão da PB.record 4º, 5º Lugar.

Trolls - Precisam urgentemente de encontrarem uma formula que lhes permita estabilidade vencedora... A presença de Jaime Menino este ano no retorno à equipa pode ser que ajude neste aspecto. Esperemos que estes se consigam concentrar nas provas que realmente interessam para o currículo (CN). Uma melhor gestão do roster para as provas poderá ajudar na procura das vitórias e apesar de terem perdido um dos jogadores mais regulares do Paintball Nacional, Paulo Magalhães "Maga", achamos que se reforçaram bem, com a vinda de novos valores (Ricardo Leal, Alexandre Diogo e Tiago Santos). Com um paintball mais compacto e inteligente, vão conseguir fazer frente a qualquer equipa. Relembrando também que devem mudar a velocidade de jogo no lado da cobra, bem como trazerem estabilidade emocional/exibicional a elementos chaves como o José Vieira "Fúria", Miguel Ferreira e António Ribeiro.
Previsão da PB.record 4º, 5º ou 6º Lugar.

União de Leiria - Para já pouco ou nada se sabe da UDL, nem entradas nem saídas de jogadores, ou tão pouco parceria de fornecedor de tinta. Para o grupo em si, seria importante optarem por um fornecedor que lhes permitisse criar estabilidade e capacidade competitiva. A ausência de campeonatos secundários competitivos que lhes permita treinar e evoluir, tem lhes dificultado a regularidade durante a época. Pensamos que faltam jogadores com mais recursos técnicos à equipa, e que toda a equipa leve o projeto mais a sério...  Apesar disso, se continuarem com a formula de espremerem o trio mais experiente da equipa André Vicente "Andrev", Paulo Jorge "Pee jay" e António Godinho "Tonecas" puderão alcançar uma época igual à anterior. A nosso ver, esperamos que comecem a pensar mais no futuro e lancem novos valores, que motivem a equipa a lutar de igual para igual com os tubarões.
Previsão da PB.record 5º, 6º ou 7º Lugar.

Triball XXL - Os Campeões de divisão 2 chegam pela a primeira vez à divisão topo do paintball nacional e referimos isto porque é de facto a primeira vez, para praticamente todos jogadores que irão jogar nesta divisão. Achamos que irão ter uma tarefa difícil neste primeiro ano de Div.1 , pois apesar de não se saberem noticias sobre entradas e saídas de jogadores, acreditamos que irão manter o núcleo da época anterior, o que será provavelmente a sua maior vantagem. Veremos como este grupo de jogadores (um dos grupos com uma média de idades mais alta de div1) se adaptarão às necessidades físicas dos jogos de Div1. A experiência dos seus elementos será de facto uma vantagem, mas será o suficiente para as muito rodadas equipas da "Capital" que estarão na luta direta pelos os lugares de estabilidade?
Previsão da PB.record 6º, 7º ou 8º Lugar.

Belenenses - O grupo de Belém retoma à Div1 ao fim de dois anos, com um grupo totalmente diferente do anterior e com uma aposta clara no mix de juventude e experiência. Apesar disso decidiram juntar às suas fileiras, o David Mendonça ex-prophecy (com a escola Algarvia dos Intruders no currículo), o Jota (ex-Blue Falcon) e o Saúl Cid (ex-Blue Falcon). Os anos em que muitos dos jogadores deste grupo jogam juntos serão um fator importante, apesar de que muitas das vezes deixarem transparecer demasiadas guerras internas e desunião. São um daqueles grupos que também parecem sempre andar em lutas constantes contra arbitragens, esperamos que este ano isso termine. O ponto forte do Belenenses é o facto de nos últimos anos esterem sempre estado presente em campeonatos secundários competitivos e terem feito questão de irem deixando a sua marca, com vitórias significativas contra alguns tubarões. Veremos como se porta a equipa de Belém neste retorno à Div1,que assim está dependendo da estabilidade emocional e trabalhadora do conjunto.
Previsão da PB.record 5º, 6º, 7º ou 8º lugar.

Este prognóstico tem obviamente como base a nossa experiência enquanto jogadores e apreciadores de paintball. Acima de tudo desejamos a melhor das sortes a todas equipas e que tenhamos um campeonato super competitivo e nivelado no top 5...
Bons e muitos treinos a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário