terça-feira, 14 de maio de 2013

O (e)feito Prophecy!

A equipa Prophecy veio diretamente de Divisão 2 para arrancar uma vitória no escalão máximo do Paintball Português! Verdade seja dita, tiveram todo o mérito nisso. Apresentaram se com bastantes rotinas, um jogo ofensivo bonito de se ver e muito bem treinados. Obviamente que tiveram algumas falhas importantes, que não podem acontecer numa equipa de Div1, mas independentemente disso ganharam e ganharam bem. Acima de tudo esta vitória poderá afastar (esperemos que sim) a polémica das relegações no final da época! Relembramos que quem sobe a meio da época fica trancado nessa divisão no final da temporada, sendo impossível descerem de divisão. Mas de qualquer forma dificilmente os Prophecy terminarão nessas posições na nossa opinião.

Mas a razão deste artigo é realçar este feito de chegar e conquistar! Feito que não é inédito! Puxemos então dos registos, a primeira equipa a chegar a Div1 e assumir logo lugar nos tubarões da frente foram os extintos Azimuts! Isto foi na 2ª temporada (2009) do formato Xball no Campeonato Nacional. No primeiro ano as equipas haviam conquistado os Spots de acordo com o Ranking geral de 7man. Os Azimut chegaram mantiveram-se competitivos ao ponto de se sagrarem Campeões Nacionais em 2011.

Na temporada de 2010 subiram à primeira divisão Beira Mar e União de Leiria! O Beira Mar arrancou a época com 3 vitórias consecutivas nas três primeiras etapas do Campeonato Nacional, chegando a ter mais de 20 pontos de diferença para os campeões em título. O União de Leiria intrometeu-se sempre entre os tubarões da frente, terminando a época no top 4 . Ou seja, no final da época as duas equipas que haviam subido figuravam entre as 4 melhores de Portugal.

Poderíamos mencionar aqui em 2012 o regresso do Sporting à Div1 o seu projecto de renovação,  alcançou 3 finais durante a época, algo que outras equipas com mais estabilidade de Div1 não conseguiram fazer durante a época!

Pois bem, então a que se deve este efeito "Prophecy"? Este efeito está em tudo relacionado com outro artigo que recentemente publicamos aqui no blog "A lenta evolução do jogador de paintball... Português!" . São equipas com subidas sustentadas, com rooster estáveis e equilibrados. Sem grandes rotações de jogadores e  da forma como gerem estes mesmos - Torneios em que participam e os respectivos objetivos que colocam para estes mesmos- Mas acima de tudo são equipas que são conhecidas por no seu devido tempo, terem treinado muito e bem. Algo que iremos abordar em breve.

As equipas portuguesas necessitam urgentemente de começar planear melhor as suas épocas desportivas. A pré época não consiste apenas em escolher o preço mais barato de bolas. Passa por esclarecer muitos destes pontos. Escolher a melhor gama de bolas possível. Saber se essa empresa organiza campeonatos regionais e em que moldes. Saber que equipas competitivas "estão" com essa empresa! Com que facilidade podem treinar nas instalações! Se o campo de treinos tem qualidade! E acima de tudo ter um núcleo de 6 jogadores que vocês sabem que estarão sempre disponíveis e que partilham da mesma vontade de ganhar. Continuamos a ver uma excessiva rotação no núcleo de algumas equipas de Div1.

Dito isto, levantamos a pergunta aos nossos leitores. Qual acham que será a classificação final de Div1? Será que os Prophecy continuarão a ser presença no top4 de cada etapa? Qual a equipa que fica mais a perder com a subida destes?

P.s. A PB.Record vêm a exercer um trabalho único em Portugal, seja através do Facebook ou através dos seus outros canais. Apesar disto, ficamos algo desapontados com o pouco feedback que nos é dado! Aparantemente toda a comunidade lê e partilha os nossos conteúdos (textos e fotos), mas poucos comentam ou agradecem! Este projecto anda de mãos dadas com o Paintball, fazer crescer a PB.Record é fazer crescer o paintball nacional. Temos vindo a dar uma maior visibilidade às equipas e às empresas que as apoiam. Por favor apoiem nos a nós também!

6 comentários:

  1. Os Prophecy são mais uma equipa que tiveram batalhar e treinar para estarem onde estão, ganhar uma etapa não é coisa fácil, e creio que, (através do Facebook da Pb.record) ganharam os jogos de maneira estável, ou seja, invés de se preocuparem com certos jogadores e individualidades que têm o seu jogo no auge, jogam em colectivo e isso é o segredo para ganhar os pontos... Por isso os meus parabéns Prophecy e as melhores das sortes para este ano, que com mais esta equipa na 1ª Divisão só mostra o quão imprevisível irá ser para saber quem vai sagra-se campeão de Portugal, juntando os fortes candidatos ao titulo ficam entao ( Benfica, Metralhas, Sporting, Prophecy e também Trolls).
    Abraços a todos, Miguel Franco
    Aveiro Beira-Mar

    p.s. o trabalho da Pb.record é muito bom, estou certo que todos os jogadores e equipas gostam das informações que nos dão! Muito Obrigado :) sempre fui um seguidor da Pb.record

    ResponderExcluir
  2. Merecida vitoria. Estiveram realmente com um bom nível, como já lhes tinha dito no Vila-verde.
    Espero sinceramente que mantenham o nível, porque a div. Precisa de mais equipas que não baixem os braços.
    Agora resta chegar ao ponto critico em Portugal, será que mantém o nível?
    É que todas estas subidas tiveram o seu auge, mas e depois? Campeonatos não se ganham com instabilidade.
    Como o meu amigo e grande Hugo Domingues disse, difícil não é chegar ao topo, difícil é manter no topo.
    Os meus parabéns aos Prophecy, com a certeza de que não lhes vamos facilitar a vida.

    Abraço a todos.

    Paulo Nogueira -SLB

    ResponderExcluir
  3. Não há dúvida nenhuma que os Prophecy são a equipa mais bem colocada para serem os verdadeiros profissionais em Portugal, mesmo à frente do Benfica, Trolls ou Metralhas.

    Este fim-de-semana superaram-se. Dúvido que alguém apostasse neles nas finais, quanto mais a ganhar a prova. O que é certo é que mostraram um jogo super sólido, muito devido ao Pedro Graça nas chamuças - um verdadeiro assassino; e ao Melo e Maga que fizeram uma jogada recorrente durante a prova, contrária ao que se podia esperar, colocando o Melo como primeiro cobra e quase de seguida o Maga. Esta combinação foi práticamente a responsável da vitória dos seus jogos.

    O factor «novidade» jogou a favor deles. Trouxe-lhes a garra que precisavam.

    Sinceramente foi devido à instabilidade que não passaram o ano passado. Acredito que ainda faltará limar algumas arestas para serem A equipa. Mas se tiverem cabeça, se tiverem humildade, serão provavelmente a maior equipa portuguesa nos próximos anos, principalmente se apostarem numa carreira internacional.

    Uma coisa é certa, é bom ver sangue novo nas podiuns!

    ResponderExcluir
  4. Engraçado como os metralhas, que vão sendo prejudicados, foram a única equipa a ganhar aos prophecy, depois de estar a perder 2-0 e a levar penalizações como gente grande. Certamente que se tivessem tido oportunidade que lhes foi negada, a esta altura o vencedor da prova podia ser outro. Não estou a dizer que os prophecy não foram finalistas justos....a verdade é que jogaram muito bem e eu, inclusive, fui dos 1ºs a prever a sua vitória na prova, assim que os metralhas foram eliminados. Não havia equipa com jogo para eles sem ser os metralhas e as 2 derrotas do benfica e o tipo de jogo que escolheram para jogar com eles, prova exactamente isso (sem ofensa ao benfica).

    Gosto de ver o quão tendencioso são alguns discursos que não abordam a prova como ela foi. A verdade é esta, os metralhas somaram 2 vitórias antes do ultimo jogo com o benfica que so tinha 1. Sendo que em Portugal se penaliza o vencedor e uma vitória em extra-time dá apenas 2 pontos (ao contrário do Millenium que dá 3), os metralhas foram para o ultimo jogo a precisar de uma vitória ou de um extra-time para passarem a fase seguinte. Jogo esse, marcado por uma prematura lesão do jogador Pires, no 1º ponto, cuja balança já tendia para os metralhas, pois havia um G para o benfica e os metralhas ja tinham controlo do campo. Em cima disso, o jogo fica marcado por 1spor1s, um 2por1, entrada com 4 jogadores para os metralhas, para não falar da vitória do ponto anulada (inédito) pelos membros da federação e CT Pyrata (Que nem teve a decência de cumprir o seu "suposto" dever e ficar para as finais). Na minha memória fica apenas um 1por1 dado ao benfica.

    Posto isto, tenho a dizer a todos que se acham muito entendidos em Paintball, que vejam as coisas como elas são e não como as querem ver ou fazer parecer. Os prophecy jogaram muito bem?? Jogaram! Os metralhas mereciam estar nas finais?? Mereciam!

    P.S. A subida dos prophecy gerou um "grupo da morte", que se torna injusto para quem alcança a vitória na 1ª etapa e é "presenciado" com o ultimo classificado do ranking..........e ao que parece, grupo que se irá repetir na próxima etapa.

    Parabéns aos Prophecy!!
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Engraçado como o sr.André conseguiu pegar num artigo sobre os Profecy e encaminha-lo para um texto de choro e protesto sobre os azares da equipa dele. A vida é mesmo feita de Se's e azares, lágrimas não chegam para mudar o passado. Pelos vistos esta etapa mudou muito o rumo do campeonato fazendo a corrida final a 4 cavalos no lugar de 2 ou uma como talvez ele gostaria que fosse. É bom haver surpresas para as coisas não se tornarem repetitivas,chatas e previsíveis.
    Felizmente o Paintball não é matemática. Nem sempre 2+2=4.

    Parabéns aos vencedores e vencidos e viva o paintball português e a PB.record

    Abraços
    Sérgio Faria
    Comando#81 Zambini Warriors

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em primeiro lugar, não sei se sabes ler, deixei bem claro as minhas felicitações aos prophecy e referi, por mais do que uma vez, justa a sua passagem as finais.
      Em 2º lugar não tenho medo de confrontos com qualquer que seja a equipa, pelo que acho muito bem que o CN seja o mais competitivo possível. Vê se mesmo que não me conheces e que não sabes nada daquilo que falas. Lágrimas?? Tás a brincar cmg?? Se andas nisto há meia dúzia de meses não te aches o sr. da verdade, pois se o que aconteceu com a minha equipa, acontecer com a tua, não vais ficar feliz, acredita. Principalmente porque há muito trabalho realizado e ambição por parte do grupo. Azares não é o mesmo do que injustiças!! Levaste as coisas para um lado pessoal, agradeço que não o tornes a fazer.

      Excluir